quarta-feira, 14 de abril de 2010

Resumo Prova R.H. 1ª etapa 2010

Objetivo da A.RH: administrar relações no trabalho, relações legais e de desenvolvimento: recrutam e seleção, treinamento, adm salarial, avaliação de desemp., participação nos resultados, planejamento carreira

Hierarquia de Maslow: necessid humanas: realização, estima, sociais, segurança, fisiológicas
Necessid das empresas: crescim. profiss., reconhecim., relacionam., condições trabalho, salário

Objetivo organizacional: fonte de legitimidade q justifica existência, padrões para avaliar eficiência, comparação da produtividade, toda organização possui objetivo,
relação do ambiente se dá em função dos objetivos

Subsistema de RH: Provisão: Recrutamento de seleção,
Aplicação: descrição e análise de cargos avaliação de desempenho,
Manutenção: adm. salarial, benefícios sociais, higiene e seg. trabalho, relações trabalhistas,
Desempenho: treinamento, gestão participativa, produtividade, Q.V.T.

Teoria X: homem é movido por incentivos econômicos, H é agente passivo q precisa ser motivado e controlado, as emoções não devem interferir no auto interesse dos indivíduos, as organizações devem ser planejadas de forma q os sentimentos possam ser mentalizados, H é essencialmente preguiçoso e precisa ser estimulado, os objetivos individuais se opõem aos da organização (controle rígido), H é incapaz de auto controle e auto disciplina

Administrar: presuagir, recompensas e punir, pois:
Indolência é inata: evita trabalho
não gosta de responsabilidade, é egocêntrico, acredita em demagogos
resiste as mudanças, presa a segurança

Teoria Y: Relações com a Motivação
Trabalho pode ser fonte de satisfação ao punição
Autodireção e auto controle a serviço dos objetivos q são confiados
Dar objetivos X alcance: Premiação
As pessoas aprendem a aceitar e a procurar responsabilidade
Maioria das pessoas tem capacidade criativa
As potencialidades das pessoas são apenas parcialmente utilizadas

Administrar: criar oportunidades, Encorajar o crescimento: A.P.O.

Características da ARH: quanto mais eficiente a organização for na gestão de seus RH, mais eficaz ela será na consecução de seus objetivos. Cabe então ARH desenvolver técnicas capazes de promover a interação q a empresa deseja. Porêm ARH lida c/ algumas dificuldades

Dificuldades básicas da ARH
lidar c/ recutsos intermediários e não c/ fins diversificadas e devem ser adaptadas, Tem de preparar “chefes” p; lidar c/ subordinados
Não pode controlar os comportamentos heterogêneos
Trabalha em condições q não determinou e possui grau de poder
Como exercer o controle de qualidade, Não lida c/ fontes de receitas,
Difícil mensuração da eficiência e falta de apoio da direção

Abordagem da área de ARH
Operacional: ênfase na adm do pessoal (dec 60 somente aplicação na legislação do trabalho ( busca aplicar a adm trabalhista a pessoa)
Gerencial: Processos de de organização (consult interna copormtemental, desenvolver a organização, mudança de comportamento p/ absorver processo mudança
Estratégia:Ajudar na adm do negócio, alinhada aos objetivo
Alinhada aos objetivos
Estratégia da organiação (capacitando profissionais)

Relação Humana X Empregado
Tensa e conflita pois objetivo da empresa diverge do empregado

Eficácia da área de RH
A) Estabelecer programas de manutenção: diminuir turn over
B) Melhores condições de treinamento e avaliação
C) Adequar política salarial do mercado

Qual a eficiência para a RH torna eficaz? impor todos tópicos acima da eficácia A B C

terça-feira, 13 de abril de 2010

Resumo Prova Marketing, Professora Jussara

Análise: identificar as forças vigentes no mercado e suas

interações com a empresa. Meios utilizados são a pesquisa

de mercado e o S.I. de MKT. Identificar os fatores que influciam

o cunsumo e procura ativar a demanda por meio d forças d MKT

Adaptação: adequadação das linhas de produtos ou serviços da

empresa as necessidades de consumo identificados por meio da

analise. Prod: desing, caract. qualidade, marca, embal. preço, C.V.

Ativação: composto promocional, elementos: Distribuição, Logística

ou distribuição, venda pessoal, composto de comunicação

Avaliação: controle de gestão de MKT isoladamente em conjuntos e

também auditoria de MKT

MKT: é o processo gerencial e social por meio do qual indivíduos e

grupos obtem aquilo que desejam, é um conjunto de ferramentas

que trabalham juntos para atingir o mercado

P.E.MKT: Termo associado a arte de conceber, elaborar planos e

ações em conjuntos p/ dirigir as complexidades do ambiente interno

e externo. Enfatizar contexto permanente de mudanças em que ela

deve atuar, para estabelecer diretrizes, planejar e gerenciar uma

organização deve considerar o ambiente externo no qual ela interage

Benefícios P.E. MKT: Agilizar decisões, Melhorar Comunicação,

Aumentar capacidade gerancial p/ T.D., promove consciência coletiva,

Visão em conjunto, Maior delegação, Direção única p/ todos, melhorar

relacionamento da organização seu amb. externo e interno.

Componetes do P.E.MKT: Definição da missão orgacnal. obj e metas,

2) Análise das ameaças e oportunidades (amb.Externo), 3) Analise

d pontos fortes e fracos (amb.Interno),4) Formulação e implmentação

das estratégias, 5) Controle das Estratégias

Plano de MKT: documento q formula um plano de ação. Pode ser

constituído a partir de uma serie de plano de MKT menores p/ produt

e áreas individuais, estabelece objetivos de Mkt da empresa e sugere

estratégias p/ cumpri-los

Etapas plano de MKT: 1) estabelecer objetivos 2) realize pesquisa d

MKT interna e externa 3) realize analise ambiental (amb. intern e externo)

4) faça suposições 5) estabeleça objetivos de MKt e estimule resultados

esperados 6) desenvolva estratégias de MKT e plano de ações 7) elabora

orçamennto 8) elabora o plano 9) comunique o plano 10) use um sistema

de controle 11) reveja e atualize

Forças ambientais:

MICROambiente: é o nível de ambiente da orgnzção.

q está dentro da orgnzção e tem implicação específica na adm da orgnz.

tem por finalidade olocar em evidencia as deficiências e qualidade da

empresa q esta sendo analisada, pontos fortes e fracos da empresa

A.Orgzcionais: rede de comunicação, estritura orgzcional, hierarquia d

objetivos, plítica, procedimentos, regras e habilidades da equipe

A.do Pessoal: relações trabalhistas, práticas de recrutamento, Avl.Des.

incentivos, rotatividade e absenteísmo

A. MKT: estratégia do produto/serviço, preço, praça e promoção

A. Produção: layout das instalações da fabrica, pesquisa e desenvolv.

uso da tecnologia, aquisição da matéria prima, controle de estoque

A. Financeiros: lucratividade, oportunidade de investimento

MACROambiente: Variáveis Demográficas: monitora a população

em termos de idade, sexo, raça, ocupação, localização

Variáveis Econômicas: Fatores que afetam o padrão de dispêndio e o

poder de compra dos consumidores, inflação, poder de compra, tx juros

crise mundial

V. Naturais: recursos naturais q afetam os profissionais como insumos

V. Tecnológicas: forças q criam novos produt e oportunidades de MKT

V. Políticas: leis, agências, governamentais e grupos de pressão q

influenciam e limitam organizações

V. Culturais: instituições e outras formas q afetam os valores básicos,

precepções, preferências e comportamentos da sociedade

Como as empresas podem reagir ao amb de MKT: ação preventiva e

reativa, preventiva: pensar previamente, reativa: reagir no ato

Pesquisa p/ empresa: investigar preferências, modificar produto, ver

aceitação do produto, diminuir erros, rever a metodologia da empresa

Mix de MKT ou composto de MKT: 4P´s 4C´s 4 A´s

Postagem em destaque

 Esse Blog comemorou 12 anos de existência, iniciou em 2009 quando comecei a graduação em Administração de Empresas, grandes temas, projetos...